Home » Uncategorized » Prós e contras de estudar por meio de um financiamento estudantil

Prós e contras de estudar por meio de um financiamento estudantil

O programa de financiamento estudantil promovido pelo Governo Federal é uma alternativa incrível para milhões de brasileiros que buscam se qualificar e infelizmente não possuem condição financeira necessária para isso.

Através do financiamento muito jovens e adultos conseguem se matricular em ótimas instituições de ensino particulares que possuem profissionais formados e prontos para repassarem todo seu conhecimento com o objetivo de formar excelentes profissionais para o mercado.

O financiamento estudantil traz possibilidades e vantagens desconhecidas por muitos, mas que são capazes de mudar a vida de muita gente, principalmente das pessoas que sonham em fazer um curso superior em uma instituição de qualidade.

Parcelas acessíveis, ensino de qualidade e condições de pagamento personalizadas são algumas das principais vantagens desse financiamento, mas mesmo com todos os benefícios existem alguns contras o ensino por meio de um financiamento estudantil.

Diante dos vários benefícios muitos interessados buscam se informar mais sobre o financiamento e como tudo funciona, e diante disso se deparam com o SisFies, mas como funciona o SisFies?

O que é o SisFies?

O SisFies consiste em uma plataforma que foi criada para que todos os alunos consigam por meio dela ter acesso a todas as informações importantes a respeito do programa de financiamento estudantil, Fies.

Criado pelo Ministério da Educação essa plataforma atende os alunos tirando dúvidas desde o cadastro ate as parcelas do financiamento.

O acesso a plataforma é extremamente fácil, após a inscrição no Fies é só entrar no site e inserir CPF e senha cadastrada. A partir dai é possível acompanhar todo o desenrolar do curso.

Vantagens e desvantagens do Fies

O Fies sendo um programa de financiamento estudantil criado pelo Ministério da Educação já fez com que milhares de brasileiros fossem capazes de ingressar em universidades particulares e conseguirem se graduar, conseguindo assim grandes oportunidades na vida e uma qualificação que talvez nunca fosse possível.

Esse programa é cheio de benefícios e talvez alguns pontos negativos, mas nada que faça com que as vantagens fiquem por baixo.

Vantagens

  • Pagamento de mensalidades de no máximo R$100,00
  • Atendem um amplo grupo de aluno
  • Possibilita que pessoas que não tenham condição entre em faculdades privadas
  • Em alguns casos não tem a cobrança de juros

Desvantagens

  • O pagamento iniciar no primeiro ano após formação
  • Dívida estudantil
  • Juros a depender da categoria do financiamento

A decisão de iniciar o financiamento estudantil deve ser bem analisada pois depende também de fatores externos.

Embora o programa ofereça muitos benefícios é necessário levar em conta que ao final do curso o valor deverá ser pago e a depender do mercado profissional os jovens não consigam manter o pagamento caindo assim em uma dívida considerável.

Fonte: fies2021.inf.br


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *