Home » Uncategorized » Não conseguiu passar na federal? Saiba formas de iniciar a graduação dos sonhos

Não conseguiu passar na federal? Saiba formas de iniciar a graduação dos sonhos

Passar em uma universidade publica anda cada vez mais difícil. O ingresso na maioria das universidades é através da prova do ENEM que consiste em uma avaliação bastante cansativa com 180 questões e uma redação divididas em dois dias de prova com todo o conteúdo do ensino médio. Através da prova do ENEM os alunos obtêm uma pontuação que será utilizada no SISU e assim irá colocar os alunos em uma classificação para assim disputarem uma vaga.

Todo o processo é bastante cansativo e concorrido fazendo com que muitos estudantes acabem não conseguindo a aprovação. Devido a isso os estudantes passam a procurarem outras alternativas para ingressarem na graduação dos sonhos de uma forma que não fique tão pesada para eles e por isso foi criado o FIES.

O que é o FIES?

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo possibilitar o financiamento de cursos superiores em faculdades particulares com avaliação positiva pelo MEC ofertando assim uma educação superior de qualidade.

Esse programa possibilita juros zero a alunos que possuem uma renda financeira baixa e não possuem condições de custearem os cursos. Os financiamentos variam conforme a renda familiar do candidato e tudo é analisado no momento da inscrição.

Como participar do FIES?

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet através do site da seleção do FIES. Após as inscrições o estudante será procurado pelo MEC e deverá procurar a comissão CPSA da instituição de ensino escolhida para comprovar suas informações dadas na hora da inscrição. Nesse mesmo processo será necessário realizar a opção de seguradora em que irá contratar o seguro.

Com o documento de regularidade de Inscrição em mãos os estudantes devem procurar uma agência da Caixa econômica federal para que um agente confira toda a documentação e insira as informações no sistema e logo em seguida o contrato estará pronto para a assinatura.

Vantagens do FIES

Para quem deseja fazer parte desse programa é necessário ficar atento ao próximo cronograma do FIES 2022 que explica todos os passos necessários para serem seguidos, como por exemplo o aditamento FIES a partir de 2022.

As vantagens oferecidas pelo programa são:

  • Qualidade de ensino: os alunos ingressam em uma instituição de ensino superior com boa nota de avaliação dada pelo MEC.
  • Juros e tarifas baixas: se o aluno possui renda familiar de até 1,5 salário mínimo ele pode ter o direito de possuir o direito a juros zero.
  • Prazo de carência: o financiamento pode ser pago após o término do curso respeitando a renda do estudante.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *