Home » Uncategorized » Ideb da região Sudeste é maior que o da região Nordeste? Veja!

Ideb da região Sudeste é maior que o da região Nordeste? Veja!

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador que aborda dois conceitos, um é o fluxo escolar e o outro é as medias de desempenho nas avaliações dos alunos de todas as regiões do Brasil. Através do IDEDB é possível analisar os resultados pedagógicos e traçar metas para melhorar a qualidade da educação no sistema. Esse índice também é um importante guia de políticas públicas para a melhoria da educação que é oferecida e é usado como ferramenta para acompanhar as metas de qualidade na educação básica de todo território brasileiro fazendo com que chegue a uma qualidade comparável à de países desenvolvidos.

Por se tratar da qualidade da educação analisada em todo o país o IDEB apresenta níveis bastante diferentes ao se comparar as regiões do Brasil. essa comparação chega a ser ate injusta pois estados de um mesmo país apresentam níveis completamente distintos e déficits bastante altos. Em todos os pontos que cercam o assunto educação há uma diferença, nem que seja mínima, se comparado agora as matrículas MG em 2021 e as matrículas Fortaleza 2021 é possível ver diferenças a começar no número de alunos matriculados e nas idades relacionadas as series, mas semelhanças também são encontradas como alunos que se destacam em olimpíadas nacionais e internacionais.

Ideb região Sudeste vs Ideb região Nordeste

A região sudeste possui o maior número de municípios de suas cinco regiões com os mais altos índices de desenvolvimento da educação básica do país. Esses municípios apresentam pontuação superior as projetadas pelo ministério da educação para anos futuros. Esse índice analisa a educação da quarta ate a oitava serie e do ensino médio analisando o desempenho desses alunos e observando onde é possível melhorar para chegar cada vez mais perto de uma pontuação próxima a de países desenvolvidos.

Por ser uma das regiões com o maior investimento em tecnologia o repasse dela e a sua utilização na educação fazem com que o ensino dessa região apresente maior qualidade em relação as outras e com isso uma pontuação superior.

O incentivo a educação vem crescendo no país e graças a isso o nível educacional também. O ceara possui a maior porcentagem de municípios que atingiram a meta do ideb para as escolas publicas municipais no ano de 2019. Esses índices é um reflexo muito grande do governo tanto federal quanto estadual que promovem medidas e criam políticas públicas voltadas para a melhoria da educação pois tem a consciência que todo avanço social, econômico e cultural se da por meio da educação.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *