Home » Uncategorized » As dúvidas sobre qual carreira seguir é um dos problemas enfrentados pelos jovens

As dúvidas sobre qual carreira seguir é um dos problemas enfrentados pelos jovens

Com o final do ano letivo muitos jovens ficam na dúvida sobre qual rumo dar para sua vida. Fazer ou não vestibular? caso sim, qual o curso a ser escolhido? Começar a carreira profissional mesmo? Ou tirar um tempo de descanso para decidir depois o que fazer? Dúvidas como essas são frequentes e se passam na cabeça de uma grande parte dos jovens estudantes hoje em dia.

Em poucos casos alguns alunos já sabem a bastante tempo o que querem seguir como profissão e se dedicam arduamente para isso. Prestam o vestibular na área de interesse e assim dão início a vida acadêmica. Mas para prestar o vestibular é preciso todo o preparo com antecedência para enfrentar a prova e o sistema de seleção. Todos os anos normas devem ser seguidas na inscrição da prova do Enem e no cadastro do SISU, e o edital do SISU em 2021 traz novas regras que é de extrema importância que todos os concorrentes fiquem atentos a elas para não saírem prejudicados.

Quando não se tem nenhuma noção sobre qual carreira seguir muitos jovens decidem ir pelo caminho que sentem uma afinidade e se imaginam seguindo a profissão. Porém esse caminho traz uma insegurança de se arrepender depois ou de não obter sucesso seguindo essa carreira escolhida, e a decisão deve ser feita com cuidado pois se trata do futuro.

Com todas as questões que surgem na escolha da carreira dos jovens existem alguns pontos fundamentais a serem analisados que conseguem ajudar na tomada de decisão e podem ser essenciais para facilitar a escolha.

  • Habilidades pessoais: entender como as habilidades funcionam no cotidiano e em quais profissões elas seriam uteis. Exemplos dessas habilidades são: facilidade em matemática, escrita, criatividade e comunicação são alguns pontos que podem ser considerados na escolha da carreira.
  • Afinidade e preferencias: entendendo quais as preferencias e em que tem maior afinidade fica muito mais fácil traçar um caminho a ser seguido. Disciplinas na escola são grandes indicadoras de suas preferências e opiniões de familiares ou amigos sobre suas qualidades podem ajudar a promover um autoconhecimento facilitando as escolhas.
  • Mercado de trabalho: pesquisas sobre o mercado de trabalho e atuação de cada profissional conseguem transparecer melhor a atuação de cada profissão e possibilita a comparação entre habilidades e preferencias com o papel desempenhado por trabalhadores da área escolhida. Analisar o mercado atual é fundamental para saber quais profissões estão em alta e quais estão em declínio para melhor escolher qual a área a ser seguida.

Fonte: sisu2021notas.com.br


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *