Home » Uncategorized » Alunos se revoltam com más condições no momento de fazer as provas do ENEM

Alunos se revoltam com más condições no momento de fazer as provas do ENEM

O dia da prova do Enem é um dos momentos mais esperados por alunos de todo o território brasileiro que dedicam anos de estudo para a realização dessa avaliação. Uma prova extremamente extensão com dois dias de duração dividido em linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias para o primeiro dia e ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias fechando o segundo dia.

Geralmente todos os anos a prova do Enem tem sua realização próximo ao final do ano letivo onde alunos do terceiro ano do ensino médio comparecem aos seus respectivos locais de prova para tentarem assim conseguir uma vaga nas tão sonhadas universidades públicas do país.

Com a realidade atual em que o mundo se encontra a aplicação do Enem apresentou grandes mudanças, e uma das principais foi a alteração da data de realização, ocorrendo nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Além dessa mudança de data algumas medidas a mais foram tomadas para que a segurança e saúde de todos os envolvidos fosse preservada.

Mesmo com a alteração das datas a prova ainda aconteceu durante o período de pandemia provocada pela COVID 19 e para não ser um ambiente perigoso aos vestibulandos e aos funcionários que trabalharam nos locais de realização de prova, melhoria nas condições foram feitas.

Pandemia voltando a níveis alarmantes, rápida transmissão, necessidade de distanciamento social e ainda toda a pressão que já existe sobre a prova os vestibulandos se viram perdidos e duplamente nervosos diante da situação. Algumas instituições onde as provas foram aplicadas apresentavam péssimas condições e má organização diante das necessidades do momento atrapalhando e ate chegando a prejudicar os alunos que estavam presentes para fazer o Enem.

A necessidade da utilização de uma máscara durante todo o tempo de aplicação da prova também não foi uma tarefa fácil para os jovens. Instituições desorganizadas com tumulto na entrada desrespeitando o distanciamento, má ventilação e sem seguir os protocolos recomendados foram bastante presentes nesse Enem.

Com a aplicação da prova feita em janeiro de 2021 os programas de inscrição em universidades também tiveram suas datas alteradas, como por exemplo, as inscrições no SISU ocorrem em abril de 2021. Programas como FIES e ProUni também tiveram mudanças e não vão utilizar a nota do Enem mais recente, e sim a nota do Enem anterior.

Desde a decisão de se manter a realização da prova mesmo com a pandemia ainda acontecendo muitos jovens já demonstraram sua revolta, pois estavam cientes da situação que certamente seria difícil, assim como foi. Nitidamente muitos jovens foram prejudicados pelas más condições do momento e o sentimento é de revolta, já que é uma prova extremamente importante para quem sonha ingressar na universidade pública, mas a esperança de ser aprovado ou se preparar para o próximo ano sempre está presente.


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *